Obter material ID no V-ray 2.0

Fala pessoal! Já faz algum tempo que eu criei um tutorial ensinando a obter o material ID, nesta postagem, porém, naquela época eu usava o V-ray 1.49 e o procedimento mudou um pouco (na verdade foi simplificado) na versão mais nova, a 2.0.

A mudança é bem simples, antes você deveria habilitar em VFB Channels o Material ID e em cada material você deveria especificar a cor que ele sairia no Material ID, mas na nova versão isso não é necessário, pois o próprio V-ray atribui cores aleatórias para todos os materiais.

Acompanhe abaixo um pequeno tutorial mostrando o novo procedimento:

• Fiz essa cena, perceba a diferença dos materiais e onde eles estão aplicados.


• No menu Options do V-ray, clique na aba VFB Channels e clique sobre Material ID, desta forma você habilita o mesmo.


• Depois de renderizar, você pode notar que na sua janela do render à esquerda tem um botão chamado RGB Color, e se você clicar sobre, outros canais serão exibidos. Por último teremos o Material ID.


• Prontinho!! Perceba que o próprio V-ray definiu as cores automaticamente! Agora é só salvar e utilizar na pós-produção :)


Espero que tenha sido útil, abraços!!

Comentários

  1. Mas isso é muito ruim... assim não consigo capturar somente o que quero por exemplo se tenho um objeto com 300 materiais ai complica pois as cores começão a se repetir...Sabe se tem alguma forma de desativar isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, realmente é complicado mesmo! Mas pra resolver você até tem uma opção: Se você for no editor de materiais, dentro de Options dos materiais existe uma opção chamada ID Color, que por padrão vem preta. Se estiver preta o V-ray vai definir a cor aleatoriamente no canal material ID, porém você pode definir a cor. O que eu faria é, nesse seu objeto com 300 materiais, eu pegaria uma cor unica pra 299 materiais, e uma cor diferente pro material específico. Exemplo: 299 materiais com a cor verde e 1 material com a cor vermelha. Facilita pra selecionar na pós =D

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas